Menu

A importância da soja e da safra de grãos para o setor de máquinas agrícolas

Avançar

“O Brasil vai colher a segunda maior safra de grãos de sua história.” Esta é uma frase dita por Vicente Ferraz, diretor da consultoria IEG FNP. E uma das grandes responsáveis por essa safra se dá por conta da soja.

Na safra atual foram plantadas 35,3 milhões de hectares, 3,7% a mais que o ciclo de 2016/2017 e 69% a mais que no ciclo anterior. No total, serão produzidas 119,9 milhões de toneladas, em comparação a 114 milhões da safra anterior. É importante, porém, ressaltar que produção de soja não vem crescendo em tamanho de área plantada, e sim pela produtividade no campo. No quesito produção de grãos, o Brasil é destaque global e é responsável por 30% de toda a produção global e ocupa a segunda posição, ficando apenas atrás dos EUA, mas a frente da Argentina, terceira colocada. “É exatamente esse cenário positivo que estimula as vendas de máquinas agrícolas,” reforça o Diretor.

A Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, prevê um crescimento de 3,7% em vendas de máquinas agrícolas. O número total deve atingir 46 mil unidades. A retomada do comércio, e a queda da taxa de juros do Plano Safra para 2017/2018, somados à produção da oleaginosa, são fatores complementares que geram esse incremento de vendas. O crédito que o produtor tem à disposição com recursos próprios e as provindas do BNDES, além do financiamento de máquinas e equipamentos (Finame), facilitam a compra de maquinário para garantir a evolução da safra histórica – e consequentemente da economia brasileira como um todo.

A tecnologia também é importante no processo de produção – e da produtividade. A tendência é que os produtores consigam tirar o máximo das máquinas e equipamentos e uma mudança cultural valoriza máquinas mais eficientes e capazes de entregar mais com menos.

A IMDEPA é parceira da agricultura brasileira e seu mix de produtos busca ter tecnologia de ponta para garantir a maior eficiência e eficácia da produção e distribuição da cadeia produtiva. Entre em contato com um dos nossos consultores e entenda quais produtos podem ajudar a tirar o máximo das suas máquinas e equipamentos.