Menu

IMDEPA PLANEJA ACOMPANHAR DESENVOLVIMENTO DE MERCADO AUTOMOTIVO PESADO

Avançar

O setor automotivo vai acumulando vitórias ao longo de 2018. Mesmo com um mercado frágil, uma eleição presidencial que abala as expectativas econômicas e um uma forte greve no mês de maio, o setor é um dos que mais cresce no Brasil. A Anfavea, associação que reúne os fabricantes instalados no país, projeta expansão das vendas de veículos este ano em torno de 11%.

O mercado interno é frágil e volátil, é verdade. Mas com a alta do dólar, e apoiado a negociações de comércio externo, as companhias buscaram a exportação e tem tido resultados expressivos. O mercado de caminhões especificamente, registrou uma alta de 50% no 1º semestre de 2018. As categorias de caminhões e implementos rodoviários foram os que apresentaram maiores crescimentos nas vendas ao fim do primeiro semestre, que segundo números do Renavam consolidados pela Fenabrave, entregou mais de 32 mil caminhões, frente aos 21.547 licenciamentos dos pesados no mesmo período do ano passado.

Mesmo com todas as incertezas no mercado interno, as montadoras apostam no crescimento do mercado de caminhões para o segundo semestre de 2018 e para todo o ano de 2019. Durante o IAA 2018, maior salão de veículos comerciais do mundo, os principais executivos do setor se mostraram otimista, e atrelam o crescimento à demanda de renovação da frota de caminhões, cuja idade média é superior a dez anos e ao investimento em infraestrutura rodoviária.

O mercado ainda tem outros motivos para acreditar na tendência de crescimento constante desse mercado.

O financiamento de caminhões e ônibus também cresceu exponencialmente, chegando a 84,7% de alta no comparativo anual. Em agosto de 2017, apenas 5,5 mil veículos pesados novos foram comprados via alguma modalidade de financiamento. Já em agosto deste ano, o montante ultrapassou os 10 mil, também 20% acima do volume de julho

Dentro das categorias de caminhões, ônibus, semirreboques e máquinas agrícolas, os s consórcios também tiveram incremento de 36,6 mil novas cotas em relação aos primeiros seis meses do ano passado.

Em sua Reunião de Orçamento para 2019, a IMDEPA decidiu dar ainda mais atenção para este mercado. Acompanhando o desenvolvimento deste setor, foram avaliados os cenários econômicos, automotivos e agrícolas, além de toda estrutura necessária para suportar o crescimento e atender com qualidade os clientes que também acreditam no foco de crescimento para o próximo ano.

Os consultores comerciais da IMDEPA estão à disposição para oferecer os melhores produtos do mercado e as melhores soluções para a sua necessidade. Entre em contato AQUI.