Manutenção

Manutenção em tratores: quando fazer?

Entenda as diferenças, a importância e qual delas é a melhor para o seu orçamento

Quando se fala em produção rural, a figura do trator é um dos primeiros elementos que vêm à mente justamente por se tratar de um item fundamental para o desenvolvimento das atividades no campo. Da pequena a grande propriedade agrícola, tratores estão entre os pontos centrais no que diz respeito à eficiência e qualidade das operações da indústria e no agro desde que os processos se tornaram mecanizados. 

Atualmente, existe no mercado máquinas de diferentes tamanhos, marcas, modelos, potência e até mesmo funcionalidades que, em comum, têm como objetivo garantir robustez e alta tecnologia embarcada a favor da produção eficiente e inteligente. Como se sabe, tratores não figuram no grupo de equipamentos de baixo custo – pelo contrário. Logo, é preciso ter atenção na tomada de medidas para que o aporte em um instrumento de tamanho valor não se reverta em prejuízos a médio ou longo prazo.

Visite a loja virtual da Imdepa. São mais de 19 mil produtos e muitos benefícios: cashback, clube de vantagens, pagamento facilitado e muito mais. Confira!

Por ser um veículo projetado para atuar com o máximo de potência e sob condições severas, natural que, com o tempo, reposições de peças sejam mais que recomendadas e até necessárias. A fim de evitar dores de cabeça nesse momento, e também para que tire proveito das funcionalidades de um equipamento a pleno vapor por maior período, confira com atenção quais os tipos de manutenção possíveis, e mais adequadas, para o seu tipo de máquina.

– Manutenção preventiva: quando feita dentro do período correto e por profissionais gabaritados, é possível sentir os impactos positivos deste modelo de manutenção no bolso. Como o próprio nome remete, a intenção é prevenir antes de remediar, ou seja: antes que o problema surja, os veículos são revisados com periodicidade.

– Manutenção corretiva: aqui, o reparo acontece após o equipamento apresentar algum tipo de avaria. Como o próprio nome sugere, após detectado o defeito, a próxima etapa consistirá em atuar na correção do problema. Resultado: além do impacto na produtividade, que seguirá comprometida pelo equipamento se manter ocioso, some a esses gastos as despesas com a compra de novas peças.

– Manutenção preditiva: talvez o mais indicado justamente por aliar segurança à redução dos custos operacionais, a manutenção preditiva é realizada com base nos dados atrelados ao desempenho do equipamento em si. É o uso da inteligência com o fim de evitar problemas futuros com o maquinário, maximizando a vida útil do veículo por intervir no momento exato antes da ocorrência da falha.

Categorias: Manutenção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *